Painel de Indicadores 2016-2020

Dimensão Ensino

METAS201520162017201820192020
Ter ao menos 60% dos cursos de graduação avaliados com Conceito Preliminar de Curso CPC = 5Nenhum curso
avaliado com CPC = 5
Nenhum curso
avaliado com CPC = 5
Nenhum curso
avaliado com CPC = 5
Apenas 1 curso avaliado com
CPC = 5 (12,5% dos cursos
Apenas 1 curso avaliado com CPC = 5 (12,5% dos cursos)Apenas 1 curso avaliado com CPC = 5 (12,5% dos cursos)
Ter normativa implementada para distribuição de encargos didáticos que considere número de alunos nas turmas, número de disciplinas e outros critérios a serem definidosNormativa não
implementada
Normativa não
implementada
Normativa não
implementada
Normativa não
implementada
Normativa não
implementada
Normativa não
implementada
Ter ao menos 50% de participação na avaliação institucional em todos os segmentos: docentes, STAE, discentes e gestoresDiscentes Graduação: 29%
Discentes Pós-grad.: 40%
Docentes: 65%
STAE: 47%
Gestores: 62%
Discentes Graduação: 29%
Discentes Pós-grad.: 10%
Docentes: 47%
STAE: 48%
Gestores: 37%
Discentes Graduação: 31%
Docentes: 37%
STAE: 34%
Gestores: 38%
Discentes Graduação: 30%
Discentes Pós-grad.: 17%
Docentes: 38%
STAE: 26%
Gestores: 67%
Discentes Graduação: 390%
Discentes Pós-grad.: 34%
Docentes: 61%
STAE: 22%
Gestores: 74%
Participação de 70,69% da comunidade acadêmica no levantamento da CPA 2020. Total de 900 participantes (72 professores, 11 TAEs, 788 estudantes de Graduação e 29 estudantes de Pós-Graduação)
Ter semana acadêmica em todos os cursos de graduaçãoNenhuma semana
acadêmica foi realizada
Foram realizadas semanas
acadêmicas em 3 cursos
Foram realizadas semanas
acadêmicas em 3 cursos
Foram realizadas semanas acadêmicas em todos os cursosForam realizadas semanas
acadêmicas em 3 cursos
Foi realizada semana acadêmica em 1 curso
Ter 80% dos laboratórios com comprovada atividade em ao menos duas das três dimensões: ensino, pesquisa e extensão41%45%43%73,68%45%
Realizar ao menos 2 cursos anuais de capacitação docente com foco em novas técnicas e métodos de ensino e avaliaçãoNenhum curso
realizado
Nenhum curso
realizado
Nenhum curso
realizado
Nenhum curso
realizado
Nenhum curso
realizado
Implantar técnicas inovadoras de ensino em ao menos 10 disciplinasNenhuma implantação
registrada
Nenhuma implantação
registrada
Nenhuma implantação
registrada
Nenhuma implantação
registrada
Nenhuma implantação
registrada
Formalizar disciplinas EaD no currículo de cursos presencias da UFSCDisciplinas EaD não formalizadasDisciplinas EaD não formalizadasDisciplinas EaD não formalizadasDisciplinas EaD não formalizadasDisciplinas EaD não formalizadasDisciplinas EaD não formalizadas
Implementar projeto piloto de uniformização de pelo menos uma disciplina ministrada por diferentes professores da área de matemática ou físicaNenhuma disciplina
uniformizada
Nenhuma disciplina
uniformizada
Nenhuma disciplina
uniformizada
Nenhuma disciplina
uniformizada
Nenhuma disciplina
uniformizada
Nenhuma disciplina
uniformizada
Reduzir índice de reprovação médio das disciplinas das áreas de Física, Matemática, Estatística e Programação dos quatro primeiros semestres dos cursos de graduação do centro para no máximo 40%61% (inclusive FI)63% (inclusive FI)63,1% (inclusive FI)56,36% (inclusive FI)54,1% (inclusive FI)
Reduzir índice de reprovação médio por frequência insuficiente das disciplinas das áreas de Física, Matemática, Estatística e Programação dos quatro primeiros semestres dos cursos de graduação do Centro, para no máximo 10%16%17,2%16,5%22,10%10%
Reduzir em 10% ao ano, em relação ao ano anterior, a evasão dos cursos de graduação do centro314223
(redução de 30%)
275
(aumento de 23%)
286
(aumento de 4,0%)
260
(redução de 7%)
Viabilizar ao menos 4 palestras ou eventos anuais, direcionadas a alunos de graduação com temas relacionados a técnicas de estudo, mercado de trabalho e soft-skillsNenhuma
palestra registrada
5 eventos registrados5 eventos registrados24 eventos registrados24 eventos registrados8 lives sobre os temas no canal do youtube da UFSC Joinville
Manter a oferta semestral de cursos de apoio pedagógico em matemática, física, leitura e produção textual, programação e orientação pedagógica.Programa PIAPE em atividadePrograma PIAPE em atividadePrograma PIAPE em atividadePrograma PIAPE em atividadePrograma PIAPE em atividadePrograma PIAPE em atividade
Ter em operação ao menos dois cursos de mestrado e um curso de doutorado1 mestrado1 mestrado2 mestrados2 mestrados2 mestrados2 mestrados
Submeter à CAPES proposta de curso de mestrado profissional----Proposta elaborada
mas não submetida
-
Avaliar a implantação de entrada anual para os cursos de graduação.----Foi discutida, mas
não enviada à CGRAD
-
Elaborar proposta de implementação de novos cursos de graduação a serem ofertados no período noturno----Proposta não elaboradaProposta não elaborada
Ter cadastro atualizado de pelo menos 90% dos egressos do centroNão há cadastro
de egressos
Não há cadastro
de egressos
Não há cadastro
de egressos
74% dos egressos
cadastrados (LinkedIn)
89% dos egressos
cadastrados (LinkedIn)
83,74% (613 egressos de graduação cadastrados)

Dimensão Pesquisa

METAS201520162017201820192020
Ter 90% dos laboratórios com infraestrutura compartilhada entre pelo menos 3 professores64%58,%40,5%73,68%68%
Submeter anualmente ao menos 100 propostas PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM4396655556
Ter no mínimo 100 alunos de IC ou IT voluntários em atividade3247345466
Produzir 1 indicador de pesquisa qualificado por docente por ano0,91 publicações
por docente
0,62 publicações
por docente
0,7 publicações
por docente
1,13 publicações
por docente
0,58 publicações
por docente
Captar anualmente ao menos R$ 1.000.000,00 de terceiros para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão por anoR$502.000,00 captadosR$6.900.000,00 captadosR$1.231.983,00 captadosR$694.442,90 captadosR$4.812.883,00 captados
Introduzir curso de língua inglesa no centroCurso não
ofertado
Ofertada como
disciplina optativa
Ofertada como
disciplina optativa
Disciplina optativa
não ofertada
Disciplina optativa
não ofertada
Disciplina optativa
não ofertada
Viabilizar, no período entre 2016 e 2020, a realização de ao menos 10 pós-doc de docentes efetivos, no exterior, em linhas de pesquisa estratégicas para o CentroNenhum pós-doc
realizado
Nenhum pós-doc
realizado
3 pós-doc em
andamento
2 pós-doc finalizados
1 em andamento
3 pós-doc finalizados
Ter ao menos 10 cooperações bi ou multilaterais de pesquisa e/ou ensino com participação de instituição estrangeira formalizadas4 cooperações
formalizadas
4 cooperações
formalizadas
6 cooperações formalizadas4 cooperações formalizadas5 cooperações
formalizadas

Dimensão Extensão

METAS201520162017201820192020
Realizar anualmente ao menos 30 ações de extensão desenvolvidas para a comunidade em geral (sem custos para atendidos)20 ações40 ações70 ações138 ações107 ações
Apoiar a realização bienal do CONEMBApoio ao CONEMB
efetivado
Evento não realizadoApoio ao CONEMB
efetivado
Apoiado pela direção (cessão de espaço físico)Apoiado pela direção
(adiado por falta de recursos)
Evento não realizado
Ter ao menos 200 alunos de graduação vinculados a projetos de extensão do centro---436 alunos704 alunos

Dimensão Gestão

META201520162017201820192020
Implementar sistemática de gestão estratégica por indicadoresSistemática não
implementada
Meta concluídaMeta concluídaMeta concluídaMeta concluídaMeta concluída
Manter os horários de ao menos 80% das turmas inalterados de semestre para semestre0%
(horários planejados
semestre-a-semestre,
sem preocupação com
manutenção de horários)
0%
(horários planejados
semestre-a-semestre,
sem preocupação com
manutenção de horários)
0%
(horários planejados
semestre-a-semestre,
sem preocupação com
manutenção de horários)
15% das disciplinas
tiveram horários
inalterados
60% das disciplinas
tiveram horários
inalterados
Eliminar todos os processos físicos em que não haja solicitação legal ou exigências da Reitoria e Pró-Reitorias para talProcessos físicos
existentes tanto na área
administrativa quanto na
área acadêmica
Processos físicos
existentes tanto na área
administrativa quanto na
área acadêmica
Processos físicos
parcialmente eliminados
nas áreas administrativa
e acadêmica, porém
ainda existentes
Permanecem os
processos físicos exigidos
pela administração
central
Permanecem os processos físicos exigidos pela administração centralPermanecem os processos físicos exigidos pela administração central
Definir normativa com políticas e procedimentos de movimentação de pessoalNormativa inexistenteNormativa inexistenteNormativa inexistentePolíticas definidas pela
PRODEGESP
Políticas definidas pela PRODEGESPPolíticas definidas pela PRODEGESP
Realizar mapeamento e otimização de todos os processos administrativos críticos do centroMapeamento inexistenteMapeamento inexistenteMapeamento inexistente50% dos processos
críticos mapeados
90% dos processos
críticos mapeados
Reduzir rotatividade (técnicos e docentes) para no máximo 3% de servidores por ano6 servidores
deixaram a UFSC (4%)
3 servidores
deixaram a UFSC (2%)
5 servidores
deixaram a UFSC (4%)
3 servidores
deixaram a UFSC (2%)
9 servidores
deixaram a UFSC (6%)
Estabelecer um cronograma de substituições de infraestrutura básica para o Campus (material permanente)Cronograma inexistenteCronograma inexistenteCronograma inexistenteCronograma
estabelecido
Cronograma
estabelecido
Cronograma
estabelecido
Implantação do Gabinete da Diretoria do Campus que contemple as atividades de Comunicação Institucional e de Cultura e EventosGabinete inexistenteGabinete inexistenteGabinete inexistenteGabinete inexistente
(Comissão de comunicação em atividade)
Gabinete inexistente
(Comissão de comunicação em atividade)
Setor de Comunicação e Eventos criado
Reduzir a rotatividade interna dos STAE entre os setores do Campus de Joinville para no máximo 10% de servidores por ano----3 STAEs mudaram
de setor (6%)
Formalizar estrutura dos campi fora de sede no Regimento da UFSCEstrutura não formalizadaMeta concluídaMeta concluídaMeta concluídaMeta concluídaMeta concluída
Promover ao menos uma ação anual conjunta com a participação de IES da região----Ação realizada
com a UDESC
-
Publicar pelo menos 3 editais internos para desenvolvimento de projetos de pesquisa com recursos de emendas parlamentares entre 2016 e 20201 edital publicadoNenhum edital publicado1 edital publicadoNenhum edital publicadoNenhum edital publicado
Reduzir 10%, em relação ao ano anterior, as despesas anuais do Centro com material de consumo, água e energiaR$442.000,00R$337.100,00
(redução de 24%)
R$493.357,62
(aumento de 46%)
R$558.805,71
(aumento de 13,3%)
R$649.972,00
(aumento de 16,2%)
Prever recurso para manutenção de equipamentosPrevisão de recursos
inexistente
Previsão de recursos
inexistente
Previsão de recursos
inexistente
Chamada Propesq
01/2018
Previsto recursos
de R$40.000,00
Ter ao menos 5 laboratórios de Informática para uso geral em operação4 laboratórios5 laboratórios4 laboratórios4 laboratórios5 laboratórios6 laboratórios
Ter sistemática implantada de avaliação e manutenção periódica da infraestrutura no CampusSistemática inexistenteSistemática inexistenteSistemática inexistenteSistemática inexistenteMapeamento para essa
sistemática realizada
Definir a situação do Campus de Joinville quanto à ocupação definitiva de espaço físico----Situação não definidaSituação não definida
Formalizar uma estrutura de estímulo à Inovação e ao Empreendedorismo no Campus----Espaço físico pré-incubação
Dir. técnica no Ágora
Viabilizar infraestrutura laboratorial para equipamentos de grande porte----Infraestrutura
não viabilizada
Túnel de vento e canal circulante
Aumentar em 10%, em relação ao ano anterior, o número de notícias em meios de comunicação externos à UFSC, relacionadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus de Joinville27 notícias17 notícias
(redução de 37%)
25 notícias
(aumento de 47%)
25 notícias24 notícias34 notícias
Estabelecer uma política de comunicação internaPolítica não estabelecidaPolítica não estabelecidaPolítica não estabelecidaPolítica não estabelecidaPolítica não estabelecidaPolítica não estabelecida